40 dicas para ganhar tempo no dia-a-dia

organizador-cartas
Desde que comecei a ficar mais tempo em casa por causa da greve das universidades federais (mais de 3 meses já) eu desenvolvi uma super mania de organização que – por enquanto – ainda não tem me tirado do sério. O tempo ocioso me fez querer organizar tudo que eu tenho, desde a gaveta de meias até minhas pastas de documentos e papeis da faculdade. Meu vício de organização tá tão bizarro que não consigo nem abrir a geladeira sem que eu deixe ela organizadinha e simétrica. Meu guardarroupa tá um amor, super organizado e consigo achar tudo. Me livrei de tudo quanto é tipo de entulho que eu guardava, coisas antigas que lotavam meus armários sem sentido nenhum. Tinha coisa que até tinha sentido, tipo agendas e diários antigos.. mas ando numa fase de virar a página, joguei tudo fora mesmo!
O começo da arrumação foi tirando tudo do lugar, confesso que passei 1 semana aflita ao ver tanta coisa espalhada no chão do meu quarto! Separei tudo que dava pra doar (roupas, sapatos, bolsas, brinquedos) e separei tudo que era pra jogar no lixo! Pratiquei o desapego COM TUDO, não queria continuar guardando nada que tivesse alí só pra ocupar espaço, desde um vidrinho de esmalte vencido até um mural de fotos horroroso que eu não aguentava mais. Organizei meus livros por ordem de preferência, porque eu como boa compulsiva por livros, ainda tenho uns 40 que comprei e não li. Prometi pra mim mesma que não vou comprar livros enquanto não terminar de ler os que eu já tenho! Separei também tudo o que não é meu, sou mestre em pegar livro na biblioteca da minha casa e deixar aqui, ou pegar coisas no ateliê da minha mãe e esquecer de devolver. Juntei também as coisas que peguei emprestado um dia e ainda não devolvi (são poucas coisas, e tudo é da Anna).
Acho muito engraçado eu ter essa mania de organização, porque num passado bem próximo eu era bem desorganizada e nunca achava nada! Dou graças pela vida da minha mãe que grilava comigo toda vez que eu perdia alguma coisa importante!
Outra mania que peguei é de ler blogs de organização, e inclusive vou colar aqui um post que peguei do Vida Organizada, com algumas dicas pra economizar tempo e não enlouquecer com desorganização. Dei uma editada na lista!
  1. Coloque os controles remotos dentro de um pequeno cesto e nunca mais os perca.
  2. Marque 15 minutos no alarme do seu relógio e guarde o que estiver fora do lugar. Quando o alarme tocar, pare. Você vai gastar somente 15 minutos e ficará surpreso(a) com o que conseguirá fazer.
  3. Da mesma forma, marque 15 minutos e saia com uma sacolinha pela casa recolhendo tudo o que for para jogar fora.
  4. Tenha sempre um caderno e uma caneta com você para anotar ideias e tarefas que lembrar de fazer depois.
  5. Coloque uma caixa de entrada na entrada da sua casa e coloque ali a correspondência que chega da rua. Quer uma dica melhor? Deixe uma sacola perto da caixa de correio e coloque nela todas as correspondências indesejadas, tipo de políticos, panfletos inúteis, etc.
  6. Na cozinha, menos é mais! Se você não estiver usando um eletrodoméstico ou utensílio, doe. Isso vale especialmente para potes de plástico.
  7. Nunca deixe muitas vasilhas no escorredor, quando tiverem secas já guarde de uma vez. Dá uma aparência mais clean na cozinha e deixa o ambiente menos carregado.
  8. Compre toalhas de banho brancas para que as coloridas não desbotem quando você precisar lavar todas juntas.
  9. Coloque uma lista de telefones de emergência colada na parede acima do telefone.
  10. Deixe o carregador do seu celular sempre na bolsa para nunca ficar sem bateria ao longo de um dia de trabalho.
  11. Passe a roupa somente uma vez por semana para economizar energia e paciência.
  12. Utilize um organizador de fios atrás do rack da TV e da mesa do computador.
  13. Separe as roupas em seu guarda-roupa entre roupas de trabalho e roupas casuais.
  14. Faça uma coisa de cada vez.
  15. Deixe sempre um livro na cabeceira da cama e procure ler um pouco todos os dias, para ler mais rápido.
  16. Não dá para organizar o que é tralha. Desfaça-se da tralha e só depois pense em organizar.
  17. Compre menos para ter menos coisas em casa.
  18. Escreva e-mails mais curtos.
  19. Não piore o que já está bagunçado.
  20. Pague todas as contas assim que receber seu salário.
  21. Na sexta, faça uma lista de pendências para verificar na segunda.
  22. Quando folhear uma revista, marque com um clips as matérias que realmente pretende ler e não perca tempo com o resto.
  23. Planeje um menu semanal e vá ao mercado somente uma vez por semana.
  24. Coloque um cesto para roupas sujas no banheiro e pare de recolher o que ficou jogado no chão.
  25. Instale um porta-chaves na entrada de casa, para que elas não se percam nem fiquem em cima da mesa de jantar.
  26. Deixe mais acessível o que você usa no dia-a-dia.
  27. Limpe a pia do banheiro depois de escovar os dentes.
  28. Limpe o box enquanto estiver tomando banho.
  29. Limpe a pia depois de lavar a louça.
  30. Lave o copo depois de beber água.
  31. Lave a louça enquanto cozinha.
  32. Acorde no horário certo, sem choradeira.
  33. Priorize suas atividades todos os dias.
  34. Dê menos desculpas.
  35. Foque no essencial para ter menos do que não precisa.
  36. Arrume a cama de manhã. antes de qualquer coisa.
  37. Utilize uma agenda para anotar seus compromissos. Não confie na sua memória.
  38. Doe as roupas que você não usa mais.
  39. Coma menos alimentos industrializados. Cozinhar pode “dar mais trabalho”, mas poupará futuros problemas de saúde.
  40. Instale um espelho na entrada de casa para não precisar ir até o banheiro dar uma última conferida no visual antes de sair.
* grifei umas que eu valorizo muito, mas me segurei pra não grifar tudo haha!

7 comentários:

  1. Oi Isabela!amei sua postagem e as dicas são ótimas,algumas delas eu já coloquei em prática e continuo exercendo a anos!Outras me despertaram a vontade de experimentar..nada como uma vida organizar para facilitar inclusive a organização da nossa mente e sentimentos.Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Isah
    Fico feliz demais da conta por ver sua reorganização pessoal. Também passo por isso, mas tenho tantas pendências. Ainda terminarei.
    Vida externa arrumada é sinal de organização pessoal interna. Parabéns e continue nesse propósito.
    Beijocas orgulhosas

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei hehe, sou muito bagunceira, não consigo deixar minhas coisas arrumadas por muito tempo =/ ainda tenho esperança que um dia eu irei conseguir ter tudo arrumadinho kkk

    http://sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Isa, adorei seu post! Eu não sou a pessoa mais organizada do mundo, mas adoro o assunto e estou sempre tentando melhorar, me tornar mais organizada. Já escrevi no Sem Formol sobre isso também. E confesso que adoro ler as pessoas escrevendo a respeito, me dá mais ânimo e vontade para me organizar também. Talvez por isso que eu goste tanto do blog da Thais (o Vida Organizada) e esteja procurando outros blogs a respeito. A Revista 21 têm boas reportagens a respeito (http://revista21.com.br/?cat=18) e descobri recentemente um blog super legal sobre vida simples e minimalista (http://busywomanstripycat.blogspot.com.br/), que fala um pouco sobre isso de se livrar da tralha, de viver só com o que a gente precisa. :)

    ResponderExcluir
  5. Devolveu aquele livro pra biblioteca que estava com você há anos?? hahaha

    Interessante a lista, quero comentar alguns dos itens:

    "2. Marque 15 minutos no alarme do seu relógio e guarde o que estiver fora do lugar. Quando o alarme tocar, pare. Você vai gastar somente 15 minutos e ficará surpreso(a) com o que conseguirá fazer."
    Eu já fiz isso e o que acontece é que eu simplesmente pego o que está espalhado e enfio no armário ou em alguma caixa - pra não achar depois.

    "7. Nunca deixe muitas vasilhas no escorredor, quando tiverem secas já guarde de uma vez. Dá uma aparência mais clean na cozinha e deixa o ambiente menos carregado."
    Já faço, ótima dica.

    "11. Passe a roupa somente uma vez por semana para economizar energia e paciência."
    O melhor a fazer, realmente.

    "12. Utilize um organizador de fios atrás do rack da TV e da mesa do computador."
    Precisava, viu...

    "14. Faça uma coisa de cada vez."
    Impossibru!

    "18. Escreva e-mails mais curtos."
    AHAHAHAHAHAHA Não, isso definitivamente não consigo.

    "20. Pague todas as contas assim que receber seu salário."
    Kd salário?

    "24. Coloque um cesto para roupas sujas no banheiro e pare de recolher o que ficou jogado no chão."
    For sure

    "31. Lave a louça enquanto cozinha."
    Boa!

    "32. Acorde no horário certo, sem choradeira."
    Queria mesmo... :(

    "34. Dê menos desculpas."
    Ok

    "36. Arrume a cama de manhã. antes de qualquer coisa."
    Prefiro acordar e levantar dela primeiro. Desculpa.

    Beijo, minha blogueira prolífica!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Permaneça com a disciplina e estenda para toda a vida. Assim você terá sucesso em outras áreas. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Sabe que eu também estou começando a pegar gosto pela coisa? O Vida Organizada dá um ânimo e tanto, né? Não vejo a hora de nos mudarmos logo de casa (falta pouco!) e aproveitarmos para praticar o desapego de várias coisas também...

    Ontem me peguei dizendo "Sabe o que está mais me animando com a casa nova? Vai ser mais gostoso de limpar e manter organizada" hahaha Ironias da vida! ;)

    ResponderExcluir